terça-feira, 23 de junho de 2009

Aula ministrada por Gislene, Matheus e Mônica - estagiários

PLANO DE AULA

Estagiários: Gislene Miriele
Matheus Lyrio
Mônica Mangerotti

Data: 26/05/2009

TEMA DA AULA: Jogos e brincadeiras

OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, cooperação, respeito entre os alunos e promover a inclusão de todos, principalmente daqueles que se sentem menos aptos a praticar os exercícios propostos.

MATERIAL: 2 arcos, 6 cones, 2 sacos de linhagem, balões, 4 colheres, 2 bolinhas de pingue-pongue e 1 corda.

METODOLOGIA: a aula será desenvolvida em forma de gincana, onde os alunos irão participar de forma lúdica e prazerosa das atividades educativas propostas.

1. CABO DE GUERRA: divididos em duas equipes, cada uma ficará em uma ponta a corda, onde os alunos da mesma equipe deverão, em conjunto, fazer força para puxar a outra equipe para sua quadra.

2. CORRIDA ENTRE OS CONES: cada equipe será dividida em duas e estas ficarão cada uma de um lado da quadra. Os alunos terão que correr em zig-zag entre os cones, bater na mão do colega que está na outra conta da quadra e assim sucessivamente até todos os componentes completarem a prova.

3. ARREMESSO NO ARCO: divididos em duas equipes, os alunos deverão acertar o arco que estará disposto no travessão do gol. A cada “cesta” um ponto é marcado para equipe.

4. CORRIDA COM COLHER: as equipes serão divididas em duas e cada metade ficará de um lado da quadra. Com a colher na boca e uma bolinha de pingue-pongue na ponta da colher, os alunos terão que equilibrar a bolinha, correr até o colega que está do outro lado da quadra e colocar na colher do mesmo, assim sucessivamente até completarem a prova.

5. ESTOURA BALÃO: quatro integrantes de cada equipe deverão estourar os balões na barriga, sendo que um deles ficará de um lado da quadra esperando os demais colegas, que correrão até o que está parado para que juntos estourem o balão.

6. CORRIDA DO SACO: três integrantes de cada equipe irão apostar corrida dentro do saco. O primeiro vai correr ao encontro do segundo, que estará do outro lado da quadra, e passará o saco para ele. O segundo irá repetir o processo e o terceiro que completar a prova primeira marca ponta para equipe.

7. MONTAR PALAVRAS: as equipes deverão montar as palavras ditadas pelo professor. As palavras estarão separadas por letras e/ou sílabas.

· Os pontos serão contados da seguinte maneira:
1ª prova: 4 pontos para equipe que ganhar e 2 pontos para equipe que perder;
2ª prova: 6 pontos para equipe que ganhar e 3 pontos para equipe que perder;
3ª prova: 8 pontos para equipe que ganhar e 4 pontos para equipe que perder;
4ª prova: 6 pontos para equipe que ganhar e 3 pontos para equipe que perder;
5ª prova: 4 pontos para equipe que ganhar e 2 pontos para equipe que perder;
6ª prova: 10 pontos para equipe que ganhar e 5 pontos para equipe que perder;
7ª prova: 12 pontos para equipe que ganhar e 6 pontos para equipe que perder;

AVALIAÇÃO: a avaliação será feita pela observação dos alunos, da participação e da linguagem corporal, bem como pela auto-avaliação do professor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário